Conquista
Segue o líder: Toyota Corolla mantém liderança no segmento em 2020
Por Jota Pompílio - Em 04/12/2020 às 11:50 AM
Jota Pompílio, editor
O ano vai acabando e contra os fatos, ops, contra os números não há argumentos, certo? De acordo com o relatório de emplacamentos da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), entidade que representa os concessionários autorizados das montadoras, o Toyota Corolla permanece como o sedan médio mais vendido do Brasil.
O Corolla emplacou 31.018 unidades de janeiro a outubro de 2020, sendo o sedan mais vendido no Brasil, “o que garante 50,5% de Market share e a liderança absoluta no segmento de sedans médios”, salienta Rafael Borges, coordenador de Relações Públicas e Imprensa da Toyota do Brasil.
“O Corolla já é um bom tempo o sedan mais vendido no mundo que começou no Japão, expandiu se para os EUA e tornou esse fenômeno que conhecemos hoje. Um dos segredos do Corolla é sua confiabilidade que ele passa. Ele não te dá problema nenhum! Outro fator de sucesso é que ele está sempre atento às mudanças. Quando se tornou híbrido, muita gente ficou com o pé atrás, mas hoje tá vendendo bem quando o cliente entende que a economia é seu forte e o bem que ele faz ao meio-ambiente”, enfatiza Álvaro Correia, gerente comercial da Newland – concessionária da marca, em Fortaleza.
O gestor da Newland explica que o comportamento do cliente Corolla mudou com o tempo. ”Antes o cliente do sedan japonês era mais conservador, já que a Toyota sempre preservou um modelo mais clássico. Entretanto, a partir desse modelo agora, de 2020, posso afirmar que o Corolla veio bastante esportivo, com design arrojado, puxando bem essa clientela bem mais jovem”, pondera.
COROLLA XEi
Além das versões híbridas, Altis Hybrid e Altis Premium, dentre todas as versões do sedan a mais vendida é a intermediária XEi, equipada com motor 2.0 com injeção direta de combustível, lançada em setembro de 2019.
Externamente a versão 2020 ganhou novo design, sendo que o sedã ficou 1 cm mais baixo que a versão anterior. Nesse sentido, o centro de gravidade ficou mais baixo melhorando a estabilidade do veículo.
Os novos faróis dianteiros com regulagem de altura e sistema automático de iluminação são de halogênio nas versões GLi e XEi, em formato de três “J”, acompanhados pelas luzes diurnas DRL em LED, colocadas abaixo da linha cromada que percorre a frente do veículo.
MOTOR 2.0 flex
4 cilindros, 2.0l, VVT-iE 16V DOHC de ciclo Atkinson Flex, com impressionantes 177 cv de potência a 6.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 169 cv, a 6.600 giros, com gasolina.
De acordo com a Toyota, o torque máximo abastecido com etanol ou gasolina é 21,4 kgfm a 4.400 rpm. Porém, ele é econômico e durante o período de avaliação fez 8 km/l na cidade com etanol.
Segurança
São sete airbags (2 frontais, 2 laterais, 2 de cortina e 1 de joelho para o motorista), câmera de ré com linhas de distância, faróis com acendimento automático e ajuste de altura, controle de estabilidade, controle de tração, sistema de arranque em subida e sistema ISOFIX para fixação de cadeirinhas. Em outras palavras, é um automóvel muito seguro!
Equipamentos
Em suma, a versão XEi adiciona: ar-condicionado digital de 1 zona, controle de velocidade de cruzeiro, modo de condução Sport, paddle shift, sistema de destravamento das portas na chave, partida por botão, faróis de neblina dianteiros em LED e espelho retrovisor interno eletrocrômico.
Garantia
Agora a garantia do Toyota Corolla é de 5 anos.