Conquista
T-Cross reage e terminará como líder na categoria SUV em 2020
Por Jota Pompílio - Em 22/12/2020 às 9:45 AM
Jota Pompílio, editor
Em mais um mês de recuperação, o mercado automotivo brasileiro já emplacou mais de 116 mil carros nesta 1ª quinzena de dezembro, isto é, de 01 a 15 de dezembro. No ranking de vendas, os olhos são todos voltados para o segmento SUV compacto, onde T-Cross e Renegade fazem uma bela disputa de quem venderá mais este ano.
O fato é: apesar do bom resultado, o Renegade não vai conseguir fechar 2020 como o modelo mais vendido da categoria. Isso porque o SUV da Volkswagen reagiu em dezembro e aparece logo atrás do rival da Jeep, com apenas 76 unidades de diferença. No acumulado do ano, então, o T-Cross já pode comemorar o título: com 56.415 emplacamentos, ele não pode mais ser alcançado matematicamente pelo Renegade (52.793) no segmento mais disputado do mercado nacional.
Em Fortaleza, para Maurício Vieira, gestor das autorizadas Fazauto e Ceará Motor, o carro caiu na graça do brasileiro de uma vez por todas. “A experiência e as impressões dos cliente que adquiriram o carro são excelentes, o que contribuiu para que essa boa impressão do proprietários se reverberasse no mercado e despertasse interesse de compra”, pondera o profissional.
Segundo Maurício, o cliente que procura o T-Cross é aquele que deseja “um SUV de médio porte, com tecnologia, conectividade, bom espaço interno e design”. Na Fazauto ou na Ceará Motor, a versão de entrada custa R$ 95.550,00. “Já na versão highline 200 TSI está de R$ 125.690,00”.
Motorização
O T-Cross está à venda com duas opções de motorização: 1.0 TSI, com potência máxima de 128 cv a 5.500 rpm e torque de 20,4 kgfm (o 200 TSI, mesmo do Golf) e 1.4 TSI (250 TSI, que equipa o Jetta) capaz de entregar 150 cv a 4.500 rpm e torque de 25,5 kgfm. Os câmbios são o manual de seis velocidades (apenas no 1.0 TSI) e automático de seis velocidades Tiptronic (tanto no 1.0 TSI quanto no 1.4 TSI).