Impressões
Testamos a Nova Spin: ela mexeu no visual, ficou mais segura e econômica
Por Jota Pompílio - Em 01/07/2024 às 12:13 PM
A Chevrolet deu uma baita repaginada – de novo – na Spin e para melhor! A minivan passou por uma profunda reformulação na dianteira, ganhou uma nova cabine e um novo gerenciamento eletrônico da parte mecânica. Ótima para dirigir, modelo preferido para quem trabalha transportando pessoas ou para quem tem família grande, em Fortaleza, a Road In testou-a por aqui por cerca de uma semana.
A Nova Spin está linda, gente. Isso é inegável! Além disso, traz novos equipamentos de segurança assim como o acabamento melhorado. Mas é por dentro que a nova Spin 2025 impressiona mais. A minivan ganhou um novo painel, incluindo tela digital para os instrumentos e uma tela maior para o sistema multimídia. O visual mais moderno também foi acompanhado por um aumento na quantidade de porta-trecos. Afinal, ainda é uma minivan e o aproveitamento de espaço importa.
Todas as versões da linha 2025 estão vindo de fábrica com faróis de LED, 6 airbags, freios ABS, alerta de não afivelamento dos cintos, faróis e lanternas em LED, painel digital de 8 polegadas, câmera de ré, multimídia MyLink de 11 polegadas, OnStar com WiFi e segunda fileira de bancos corrediça.
Para quem fica ligado em medidas, a nova Spin tem 4.420 mm de comprimento, 2.620 mm de entre-eixos, 1.768 mm de largura e 1.699 mm de altura agora com a suspensão elevada. O porta-malas, o que realmente importa numa minivan, tem 162 litros com os sete assentos no lugar, ou 553 litros com a terceira fileira de bancos recolhida.
Como anda
Como todos já sabem, no meio de tantas mudanças, a Nova Spin foi conservadora ao manter o motor 1.8 de 111 cavalos de potência e 17,7 kg de torque no etanol. Realmente, esse motor está mais econômico, fez uma média de 13 km/l na estrada. Como não tem motor a turbo, em algumas ocasiões, sua resposta demora um pouco. Porém, como boa parte do comprador de Spin prioriza espaço interno e motor econômico, ela entrega o necessário e vai continuar com o alto índice de fidelidade dos clientes.
A dirigibilidade é boa e a posição de dirigir também. Por dentro, há muito espaço e vários portas-trecos no interior. O painel é digital e bastante funcional. O conforta também melhorou internamente. Também é preciso dosar bem o ar-condicionado, pois ele gela que é uma beleza!
A suspensão é firme, considerando a vocação utilitária/familiar do carro. O importante é que o uso normal do dia a dia da Nova Spin é tranquilo. A minivan tem um peso natural no volante, que é novo e ajudou na ergonomia e no visual. Na autorizada Dafonte, por exemplo, a remodelada minivan parte de R$ 121.790 e chega a R$ 147.190 na versão topo de linha Premier (já que Active não está no portfólio, por enquanto). De acordo com a GM, o consumo urbano fica em 10,5 km/l com gasolina e 7,3 km/l com etanol. Já no rodoviário, as médias são de 13,4 km/l e 9,3 km/l.