Teste: Mercedes-Benz GLA faz bem o seu papel e prova porque é bem procurada
Por Admin - Em 28/05/2018 às 12:17 PM
Parrudo. Moderno. Atraente. Essas são algumas características do SUV premium da Mercedes que notamos de cara. Ao pegá-lo na Newsedan – autorizada da marca em Fortaleza – e passar um final de semana com ele, fiz uma vistoria. “Cadê o estepe?”, perguntei. A grande surpresa é que não há, pois segundo a fabricante, mesmo com pneu furado, o GLA é capaz de rodar por vários quilômetros. A mágica? Ele vem com tecnologia “run flat”. Sem dúvida, é uma segurança a mais para quem viaja pela estrada, principalmente, à noite.
Para Eduardo Weimar, gerente da autorizada cearense da marca, a procura pelo o modelo é boa. Em média, mensalmente, quase 10 unidades do GLA são vendidas. “Junto com o C180, ele é um carro chefe da marca”, explica. O profissional declara que design, altura de solo e dirigibilidade são seus pontos fortes.
No interior
Por dentro, os tecidos dos bancos e a porção central do painel em alumínio escovado são novos. Ah, a versão Advance tem a opção de revestimento dos bancos na cor cinza, além do tradicional preto, sem custo adicional! Os bancos são em concha e os pontos de luz indiretos por diversas partes do habitáculo.
Desde que foi lançado, em 2014, o modelo figura entre os primeiros em vendas. Montado no interior de São Paulo, Eduardo ressalta o SUV é equipado com motor turbo 1.6 com injeção direta de combustível e 156 cv (versões Style, Advance e Enduro) ambos associados à transmissão automática de sete marchas e dupla embreagem. “Seu preço de entrada é R$ 161.990,00 e vai até R$ 205.900,00 pela versão enduro. No GLA, o motorista tem altura e de SUV e dirigibilidade e dinamismo de um esportivo”, pondera.
Como anda?
Em um test-drive com a versão Advance, cerca de 01 hora entre Fortaleza e o litoral – praia do Presídio (Aquiraz), foi possível confirmar que o GLA é ótimo em ultrapassagens e bem estável em curvas. Percebe também que o ganho aerodinâmico se traduz em maior conforto acústico a bordo em velocidades mais elevadas. O motor 1.6 turbo de 156 cv e torque de 25 kgfm confere um bom desempenho ao SUV. As trocas de marchas, que podem ser feitas por borboletas no volante, são rápidas.
É bom lembrar que todas as aptidões do GLA podem ser reforçadas com os quatro diferentes modos de condução: Sport, Eco, Comfort e Individual.
A suspensão, que usa eixo dianteiro McPherson e suspensão traseira com braços múltiplos, deixa o carro extremamente à mão. A direção elétrica tem bom peso e transmite solidez e segurança. Falando em segurança, o modelo traz funções de assistência como o contraesterço quando o veículo sai de traseira e correções direcionais ao frear em superfícies com diferentes níveis de aderência. Ou ainda sistema ETS (controle de tração eletrônico em cada roda), pré-carregamento dos freios (prepara o sistema para frenagens extremas), secagem automática dos discos de freios em caso de chuva e sete airbags.
Versões que saem mais
Versão de entrada, o GLA 200 Style, além do visual, ganhou novas rodas de liga leve de 18 polegada, interior com acabamento do painel em black-matrix, novo design para os bancos e traz de série o sistema de partida por botão, câmera de ré e sistema multimídia Audio.
Já o intermediário GLA 200 Advance também tem novas rodas de liga 18 polegadas com cinco raios e traz de série faróis full LED. O painel ganhou acabamento em alumínio escovado, e os bancos com encosto de cabeça integrado também são novos. A partir desta versão, o sistema multimídia incorpora Apple Car Play e Android Auto.