Test-drive
Testei o Novo Nissan Versa: sedutor, valente, ele cumpre o que promete
Por Jota Pompílio - Em 30/04/2024 às 11:58 AM
Antes de entrar no sedan esportivo, muitos já me perguntavam: que cor é essa? Como a cor também me despertava curiosidade, eu já dizia de prontidão, “Cinza Lunar”. Diferente e com identidade própria, eu gostei! Circundando a versão “exclusive” rapidamente, posso afirmar que o Novo Versa está lindo com contornos bem ousados, detalhes que sobressaltam e em harmonia por inteiro.
Na dianteira, por exemplo, o novo parachoque se destaca com a grade em preto e detalhes cromados logo abaixo dos faróis. Aposenta aquele clássico V da Nissan e dá um ar mais moderno. Na traseira, para quem gosta de viajar, o porta malas é de dizer “uau”: tem 482 litros e cabe muita bagagem e compras!!!
A bordo, a principal novidade é a opção de acabamento em azul e preto, tanto em tecido quanto em couro, além do tecido (ou couro) claro até mesmo na versão Sense. No Exclusive, há um novo apoio de braços central, com porta USB-C dentro do porta-objetos e mais uma para os ocupantes do banco traseiro. Há também um novo carregador sem fios, bem integrado ao painel e com uma luz indicadora de funcionamento bem posicionada – o que pode ser pouco usado, já que a central multimídia de 8″ ainda depende de fios para espelhamentos.
Valente nas estradas
Em rodovias, se for plana ou subindo a serra como fiz (a de Guaramiranga), o Novo Versa 1.6 te atende e responde bem direitinho. Em ultrapassagens, ele passa segurança. E por falar nesse tema, há seis airbags; controles de estabilidade e tração; freios ABS com distribuição de força; Sistema Inteligente de Auxílio de Partida em Rampa (HSA); Isofix de cadeiras infantis (todos equipamentos de série desde a versão de entrada Sense CVT). E olha só, o Nissan Intelligent Safety Shield ajuda quem o dirige a monitorar o movimento em torno, responder a ações inesperadas (como a aproximação desatenta a um veículo na frente) e a proteger (frenagem de emergência e segurança passiva). Show, né?!
Ah, a potência ele entrega 113 cavalos e torque de 15,3 kgfm quando abastecido com etanol e 110cv com gasolina. Trabalhando em baixas rotações, o câmbio CVT ajuda a reduzir o consumo, além de gerar menores níveis de ruídos e garantir uma excelente dirigibilidade ao carro. Para quem goste de emoção, a Nissan disponibiliza o Novo Versa com câmbio CVT equipado com modo “Sport” e função “D-Step”, que melhora a sensação de aceleração com a simulação de trocas de marchas.
O Novo Nissan Versa tem uma boa dirigibilidade. Bom peso e respostas na direção elétrica, além de uma posição de dirigir que acomoda desde o mais alto até mais baixo ocupante e a regulagem de altura e profundidade da coluna de direção. A plataforma dá a rigidez para a carroceria que ajuda não só nesse trabalho da suspensão, mas também em isolamento de vibrações e ruídos.
Ressaltando que o Nissan Versa é um sedã japonês e ponto. E a gente sabe que carro japonês é muito difícil, mas muito difícil te deixar na mão! O Novo Versa tem suavidade ao andar, bom acabamento, bom espaço interno. Nesta versão, ele está a partir de R$ 130.190,00.