No Brasil
Toyota comemora boas vendas de híbridos e pensa já na transformação de dois modelos
Por Jota Pompílio - Em 24/07/2023 às 1:19 PM
Uma das primeiras fabricantes a vender modelos híbridos pelo planeta, a Toyota afirma ter comercializado mais de 60 mil automóveis com a tecnologia híbrida flex no Brasil. Na prática, são quatro anos de vendas da versão híbrida do Corolla. É bom salientar que a Toyota foi a primeira fabricante a disponibilizar um veículo híbrido com a tecnologia flex para o público brasileiro.
Pensando no bem estar do meio ambiente, segundo a fabricante japônes, seus 60 mil híbridos vendidos correspondem a 16 mil toneladas de CO2 que deixaram de ser lançadas na atmosfera, o que equivale ao plantio de 2,2 milhões de árvores.
Protagonistas
O sedan Corolla conta com motorização híbrida flex que já foi responsável por 32 mil unidades comercializadas desde 2019, enquanto o SUV Corolla Cross , lançado em 2021, já emplacou quase 30 mil unidades. Ambos os modelos são produzidos no Brasil, o sedã em Indaiatuba/SP e o SUV em Sorocaba/SP.
Motores, como funcionam
A tecnologia utiliza três motores : um a combustão e dois elétricos. Um dos propulsores elétricos atua como gerador de energia para a bateria, convertendo energia dissipada pelos freios em energia para ser armazenada . Esse motor também entra em funcionamento quando o propulsor a combustão passa a fornecer energia para o sistema ou quando o condutor tira o pé do acelerador.
O segundo motor elétrico é responsável por fornecer energia diretamente para as rodas, proporcionando rodar de forma silenciosa e sem gastar combustível, mas, somente em velocidades baixas. Esse motor ainda auxilia o propulsor flex em situações específicas como ultrapassagens, por exemplo.
Próximos a “entrar na linha”
A picape Hilux também ganhará uma versão híbrida em breve . Fontes afirmam que o modelo será revelado ainda este ano, mas a motorização não deve chegar ao Brasil antes de 2025.
O novo modelo ainda não foi confirmado pela Toyota, mas espera-se que seja o Yaris Cross , revelado oficialmente em maio. Oficialmente, o que se sabe é que a novidade será fabricada junto do Corolla sedã em Indaiatuba, interior de São Paulo.