Nova estratégia
Toyota planeja entrar de cabeça na produção 100% elétrica de alguns modelos
Por Jota Pompílio - Em 01/03/2023 às 1:15 PM
Jota Pompílio, editor
Por um tempo, a montadora japonesa ficou um pouco com o pé atrás sobre carros elétricos, já que seu grande potencial está nos modelos a combustão. Repensando melhor, a fabricante percebeu que a “Era dos Elétricos” está perto de sua explosão. O que vai fazer? Ela irá atualizar sua fábrica nos Estados Unidos para montar veículos elétricos ao lado de modelos híbridos. A Toyota irá produzir veículos elétricos nos Estados Unidos a partir de 2025 em sua fábrica que fica no estado de Kentucky. Detalhe: atualmente é a maior unidade de produção da Toyota no mundo.
Entretanto, mesmo sendo a maior fabricante de carros do mundo, a Toyota só fabricou cerca de 24.000 veículos elétricos sob suas próprias marcas e a Lexus em 2022, enquanto a Tesla vendeu mais de 1 milhão de carros no mesmo ano, e o Grupo Volkswagen ficou no patamar de 600.000 unidades.
Sobre o foco na eletrificação, a notícia vazou no Japão pela Nikkei, que diz que o novo presidente da Toyota, Koji Sato, sinalizou que a mudança de direção rumo aos carros elétricos se tornará uma prioridade durante sua gestão, depois que a marca japonesa recebeu amplas críticas por chegar atrasada ao jogo de eletrificação e argumentar contra os extremistas adeptos de EVs.
Investimento
Por isso, a maior montadora do mundo está planejando investir 4 trilhões de ienes (US$ 35,2 bilhões ou cerca de R$ 200 bilhões) para turbinar seu negócio, com uma meta de vender 3,5 milhões de unidades anualmente até o final desta década.