Toyota revela o novo Corolla sedã….mas de olhos bem puxados
Por Admin - Em 22/11/2018 às 8:45 AM
O sedã mais vendido do mundo vai mudar. Aliás, já mudou no outro lado do mundo dando uma mexida no visual. É que a Toyota enfim revelou ao planeta a 12ª geração do Corolla recentemente, no Salão de Guangzhou, na China. O modelo ainda teve outras versões reveladas para os mercados da Europa e Estados Unidos. E como fica o “nosso Corolla”, isto é, o modelo brasileiro?
A previsão é que este sedã demore por aqui e que talvez só apareça nas concessionárias em 2020 e deve ter um estilo que seguirá o aplicado nas versões híbridas do Levin chinês e Corolla europeu.
Como esperado, a carroceria exibe dianteira semelhante a do hatchback, apresentado em março. Infelizmente, o hatch não será importado ou produzido no Brasil. Da mesma forma que a frente, a traseira traz lanternas horizontais levemente inclinadas e pontiagudas, unidas por uma barra vincada na tampa.
Na China, o sedã usará um motor 1.2 turbo, o 1.8 convencional e 2.0 aspirado, todos associados a um sistema híbrido. Ainda não está confirmado se o Corolla ganhará no Brasil uma versão híbrida flex logo no lançamento. O fato é que, para os chineses, a 12ª geração estreia já com opção híbrida, que tem padrão de luzes diferente da convencional.
O novo motor 2.0 não tem turbo, mas conta com injeção direta para gerar 170 cv e 21,4 kgfm de torque no exterior. A adaptação ao sistema flex talvez faça o quatro cilindros render um pouco mais. De qualquer forma, os números já são melhores do que o 2.0 atual, que rende 154 cv e 20,7 kgfm. O 1.8 também deve ser aperfeiçoado e manter a oferta de câmbio manual de seis marchas.
A transmissão continuamente variável é de nova geração e não usa apenas polias. O CVT se destaca por ter primeira marcha com engrenagens. Segundo a Toyota, o recurso garante uma sensação de largada mais esportiva. A caixa simula 10 marchas para trocas sequenciais.