Toyota vê espaço para vender mais e abrirá terceiro turno para atender a demanda
Por Admin - Em 29/01/2018 às 6:41 PM
Em seus sessenta anos de Brasil, a gigante japonesa chegou a seguinte conclusão: se ano passado (2017) “eu” tivesse fabricado mais meus modelos, com certeza, eu venderia mais. A causa do erro? A companhia calculou que seu desempenho foi prejudicado pela falta de condições de atender a demanda, pois suas fábricas trabalharam no limite. Resumindo: a procura foi maior que a disponibilidade nas concessionárias.
Mesmo com um aumento de 5% em vendas no ano passado, em relação a 2016, mas abaixo da alta de 9,4% que teve o segmento automotivo em 2017, a Toyota reflete que poderia ter ido muito mais longe.
O remédio
Detectado a causa, a Toyota já arranjou o antídoto: vai ampliar sua produção mesmo que seja de madrugada. Na prática, a solução será a introdução de um terceiro turno de trabalho inicialmente em duas fábricas, a de automóveis em Sorocaba, que produz o compacto Etios, e a de motores em Porto Feliz, ambas em São Paulo. Será a primeira vez aqui no Brasil que a marca recorrerá a esse tipo de turno.
Cauteloso, Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil, detalhou que o aumento da produção e o número de trabalhadores a serem contratos serão definidos de acordo com o comportamento do mercado nos próximos meses.
Entretanto, o executivo aposta na recuperação da economia e chegou a declarar que ela, a economia, está indo “mais rápido do que esperávamos”. Como o reforço da produção ocorrerá na segunda metade do ano, ele prevê novo aumento de apenas 5% ante os 190,6 mil carros da marca vendidos em 2017, enquanto para o mercado total projeta alta de 11%, para 2,5 milhões de veículos.
Expansão
Do Grupo Newland, está previsto a inauguração de duas concessionárias Toyota aqui no Nordeste: uma em João Pessoa, capital paraibana e a outra em Fortaleza, capital cearense, nas proximidades do Shopping RioMar, no bairro Presidente Kennedy. Uma neste primeiro semestre. A cearense, no segundo. Convidado por Luiz Teixeira (à esquerda), presidente do Grupo Newland, Rafael Chang (à direita) deverá estar presente na ocasião. Em João Pessoa já confirmou presença.