100% limpo
Up! elétrico, da Volkswagen, chega à América Latina
Por Jota Pompílio - Em 15/07/2021 às 12:07 PM
Vocês lembram daquele carro pequeno, que cabia até em pequenas vagas e tinha sua versão turbo aqui no Brasil? Pois é, infelizmente, o up! não é mais vendido por aqui. Porém, a fabricante alemã anunciou que o Uruguai foi escolhido para lançar sua plataforma de eletrificação na América Latina.
Isso faz parte da estratégia global da marca que prevê a neutralidade de carbono até 2050. O e-up! é o primeiro modelo Volkswagen totalmente elétrico a ser introduzido na região.
Uma das inovações no up! elétrico é o fato de que a alavanca de “câmbio”, quando acionada, o compacto modelo muda para o nível mais alto de recuperação de energia. Com isso, o freio motor fica muito intenso, gerando mais eletricidade. Por isso, freia com mais eficiência do que com o pedal.
O E-Up existe desde 2013, mas agora ele foi reconstruído: a bateria armazena duas vezes mais energia do que antes. O alcance aumenta até 260 quilômetros. Ao mesmo tempo, o preço base do VW E-Up cai significativamente, para 21.975 euros.
A potência total é de 83 cv, mas o torque é de 212 Nm – mais que o Up! GTI. Então você pode não ganhar corridas, mas arranca muito rápido. Somente quando se ultrapassa os 50 Km/h reduz-se o impulso – algo suportável em um carro urbano. A velocidade máxima é limitada a 130 km / h. O consumo indicado pe.a VW fica entre 12,7 a 12,9 kWh por 100 km. Absolutamente, mas um bom valor.
No interior do E-Up, o VW é apenas ligeiramente diferente do modelo a combustão. Existe uma chave de ignição clássica e quase tudo o mais davariante com escape. Somente o tacômetro troca seu lugar com um indicador de carga. Aqui pode ser visto claramente em quais áreas o VW E-Up gostaria de ser conduzido: até cerca de 80 km / h e 60% de carga. Aqueles que não conseguem se controlar podem ser ajudados pelos modos de economia. Eles reduzem a potência do motor e desligam o ar condicionado.
O VW e-up! está equipado de série com um sistema de aviso de saída de faixa ativo, um rádio digital com conexão para celular, ar condicionado e um carregador para CA com 7,2 kW no E-Up. Ademais, para-brisas e aquecimento de bancos, controle de cruzeiro, câmera de visão traseira e um volante de couro com botões multifuncionais são opcionais, alguns dos quais são fornecidos em pacotes de equipamentos. Uma conexão CCS (40 kW) também está na lista de sobretaxas. Isso deve ser especialmente interessante se você não puder carregar em casa. Quando ele chega no Brasil?