Projeto revelado
Vem novidade aí da Fiat! Tem nome de animal e possível sucessor do Argo ou Mobi no Brasil
Por Jota Pompílio - Em 17/06/2024 às 10:11 AM
Vira e mexe, a Fiat sempre gosta de mudar ou acrescentar peças. Leiam “peças” como “modelos”, tá? O Fiat Panda é o primeiro produto novo em uma família de modelos que será seguida por um novo veículo a cada ano até 2027. O Fiat Panda caminha para ter sua nova geração revelada em julho agora. É o carro que antecipa o sucessor do Fiat Argo, Mobi ou será o renascimento do novo Uno no Brasil?
Certeza é que ele foi desenvolvido para os mercados globais e é baseado na plataforma STLA Smart, que por sua vez é uma adaptação da arquitetura CMP, na versão de baixo custo desenvolvida na Índia. Esta base já é bem conhecida pelos brasileiros, pois é usada pelos Citroën C3 e C3 Aircross. A plataforma permite o uso de diferentes tipos de motorização, incluindo elétrico.
Na prática, Isto quer dizer que ele deverá usar os motores da linha Firefly no Brasil, com o 1.0 e 1.3, além de uma opção turbo com sistema micro híbrido.
Um pouco dele
Projetado no Centro de Estilo de Turim, na Itália o Fiat Grande Panda transporta até cinco pessoas e foca a vida familiar e a mobilidade urbana de hoje.
Design e dimensões
O Grande Panda apresenta um tamanho semelhante ao Citroën C3, mas com elementos retrô inspirados no Fiat Panda original dos anos 80. Detalhes como o nome “Panda” e “Fiat” nas laterais e na tampa do porta-malas homenageiam o modelo clássico.
O visual frontal apresenta um volume compacto com uma nova personalidade distinta. As linhas ortogonais precisas envolvem um arranjo de malha quadrada progressiva que cria um padrão gráfico forte, gerando uma espécie de pontilhamento de pixels que se estende do centro da grade superior preta brilhante até os faróis.
A nova plataforma está preparada para receber motorização híbrida ou totalmente elétrica. Na Europa, o Grande Panda terá versões híbrida-leve com motor de 136 cv e 100% elétrica, com motor de 113 cv, o mesmo do novo C3 elétrico.