Marca de luxo
Volvo Car encerra 2024 entre resultados positivos e lideranças
Por Jota Pompílio - Em 07/01/2025 às 3:23 PM
O ano de 2024 foi muito bom e até histórico para a Volvo. Para Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil, 2024 representou um grande desafio em sua carreira de mais de duas décadas.
EX 30, um divisor de águas
Se há um modelo que deu uma guinada na marca esse tem nome: EX 30. O lançamento do ano para a marca, o EX30, colocou a Volvo Car Brasil numa faixa de preço, entre R$ 200 mil e R$ 300 mil, que a marca ainda não atuava. É também nesta fatia que está concentrada a maior quantidade de produtos para o público nacional. São dezenas de modelos de carros e um volume anual de mais de 140 mil carros neste segmento, indo desde montadoras nacionais, até veículos premium, como o EX30.
“Lançamos também o EX30, em maio. Sabemos que é um carro fantástico, com todos os equipamentos de segurança disponíveis desde a versão de entrada (Core), a herança centenária da Volvo, muita tecnologia, todo um conceito de sustentabilidade e o pioneirismo e liderança em eletrificação no segmento premium no Brasil. Estamos continuamente aprendendo que este comprador é diferente do restante do portfólio. É mais racional e tende a fazer mais contas. Ele vai na concessionária, faz o test drive, volta para casa, conversa com a família, amigos, parentes. Ainda não alcançamos todo o potencial deste mercado expandido, mesmo assim, o EX30 foi o SUV compacto líder na categoria B-SUV. Foram 2.748 modelos emplacados em 2024, representando um market share de 82,5%, que é um número impressionante”, comemora Godoy.
Outro modelo bom de venda
Quem se destacou e manteve a liderança de sua categoria foi seu irmão, o XC60. No total, 3.287 foram vendidos ao longo do ano passado, ficando com 29,1% de participação no segmento. De quebra, este número representa que o XC60 foi o quarto carro premium mais emplacado em 2024.
“O XC60 é um carro icônico para a Volvo. Apesar de não ter tido grandes mudanças nos últimos anos, temos clientes que já trocaram duas ou três vezes pelo mesmo carro, mas em versões mais novas. No mês de outubro, chegamos à marca de 443 vendas, que é um número expressivo, ainda mais se levarmos em conta que estamos atuando com concorrentes de peso e marcas tão relevantes quanto a Volvo”, comenta Godoy.
Para 2025
Segundo a marca, já para este ano, ela terá tem dois lançamentos imponentes: o novo XC90 e o EX90, modelo de sete lugares, totalmente elétrico, lançado em 2024 em alguns mercados. “A chegada do novo XC90 e do EX90 tem deixado todos da Volvo Car Brasil bastante empolgados. São dois carros incríveis, que reúnem o ápice de tecnologia, segurança e requinte da marca. Nosso plano é que os dois já estejam disponíveis para os consumidores na virada do primeiro para o segundo trimestre”, enfatiza o presidente da montadora sueca no país.