Renovação
Volvo entra de cabeça em seu plano de eletrificação e XC 40 servirá de exemplo
Por Jota Pompílio - Em 06/01/2022 às 2:35 PM
Jota Pompílio, editor
Antes uma marca que chegou tímida por aqui, a sueca Volvo gostou do Brasil e o casamento deu ótimos frutos, terminando 2021 com muitos motivos para comemorar. Vendendo bem – em 2021 ficou em segundo lugar no mercado premium no Brasil – a fabricante anunciou que passará a vender apenas a versão elétrica do SUV XC40 no Brasil e que vai instalar 13 carregadores de 150 kwh em estradas, por enquanto no interior paulista, numa primeira fase, que termina em abril de 2022. Modelo esse que na GNC Suécia Fortaleza está de R$ 409.950,00.
Como se dará a expansão?
A marca premium revela que são cinco etapas. “Serão cinco fases que irão contemplar outras regiões”, segundo João Oliveira, diretor geral de operações e inovação da Volvo Car Brasil. “Na segunda e terceira fases, devem avançar para Sul e Centro Oeste do País. Nordeste e Norte devem ficar para a quarta e quinta fases”.
Na prática, o XC40 Recharge Pure Electric é o primeiro da linha, no início do ano que vem, a Volvo estreia no Brasil o C40, seu segundo modelo 100% elétrico.
Para se ter uma ideia, a Volvo é líder entre os eletrificados plug-in, com quase 70% das vendas no Brasil. Segue ocupando o primeiro lugar entre os SUVs Premium no País e o XC40 é o veículo híbrido brasileiro que menos desvaloriza em um ano dentre todos os modelos, segundo pesquisa da Auto Informe.
Já no início de 2021, a marca deixou de comercializar veículos somente à combustão, tendo somente modelos híbridos e elétricos em seu portfólio. E agora para 2022, torna a linha XC40 100% elétrica, o que representará 40% das vendas no Brasil de veículos elétricos.