SUV elétrico
Volvo EX30 irá chegar custando menos que SUVs famosos a diesel. Vamos conferir?
Por Jota Pompílio - Em 05/10/2023 às 5:21 PM
Depois de ter vendido 1.000 unidades em apenas cinco dias após seu lançamento, em junho, a procura continua além das expectativas em várias autorizadas da marca pelo o Brasil. Na capital cearense, na GNC Suécia Fortaleza, a gerencia me confirmou que a pré-venda está mil e o modelo deverá chegar em maio presencialmente.
O Volvo EX30 nasceu para ser o elétrico mais barato da marca e assim ser mais acessível para aqueles que tem o sonho de ter seu primeiro 100% elétrico em sua garagem. Em pré-venda, sendo oferecido em quatro versões, com duas opções de bateria diferentes. A versão de entrada parte de R$ 219.950. Detalhe importante: os clientes que comprarem neste período depré-venda vão receber como benefício um carregador portátil e um wallbox de 7,4 kW de potência. Na prática, custa menos que SUV a diesel que, em média, custa R$ 239.590,00.
Todas as configurações do Volvo EX30 oferecidas no Brasil são equipadas com um motor elétrico instalado no eixo traseiro. Ele é capaz de entregar 276 cv de potência e 34,9 kgfm de torque. A diferença fica por conta da capacidade do conjunto de baterias. A versão de entrada Core Single motor tem 51 kWh, enquanto as demais (Extended Range) contam com 69 kWh. Com isso, a versão mais barata acelera de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos, enquanto as outras versões cumprem a tarefa em 5,3 segundos.
Medidas
Nas medidas, o Volvo EX30 tem 4.233 mm de comprimento (pouco menos que o XC40), 1.836 mm de largura, 1.549 mm de altura e 2.650 mm de entre-eixos. O porta-malas tem capacidade para acomodar até 400 litros de bagagem.