Nova jogada

Volvo reflete e volta atrás em sua meta de fabricar só veículos elétricos até 2030

Por Jota Pompílio - Em 12/09/2024 às 8:16 PM

Volvo Ex30 1024x566

Volvo EX30 tornou-se o elétrico mais vendido da marca.

Como estratégia, a marca sueca anunciou que mudará sua forma em vender exclusivamente carros exclusivamente 100% elétricos até 2030 em seu portfólio. Segundo a brand, o motivo da mudança foi para atender as demandas dos consumidores e da realidade de diferentes mercados. Entretanto, a marca sueca mantém sua meta de eletrificação total da gama, mas agora a longo prazo, assim como a de atingir a emissão zero de gases de efeito estufa até 2040.

Volvo2

Marca também fabricará modelos híbridos.

Razões

Um dos motivos para esta mudança de estratégia deve-se a diversos fatores externos, a começar pela estrutura de pontos de carregamento não avançar tão rápido como o esperado. Somado a isso, políticas locais e impostos de importação de veículos elétricos também contribuíram para esta reavaliação. Durante o segundo trimestre deste ano, 26% dos modelos vendidos pela Volvo no mundo eram totalmente elétricos, colocando a marca sueca na liderança do segmento premium. Se considerar os veículos eletrificados, este número sobe para 48%.

Com cinco modelos 100% elétricos em seu portfólio e outros cinco em desenvolvimento, a Volvo Cars almeja alcançar a marca de pelo menos 90% das vendas serem provenientes de carros eletrificados. Isso significa um balanço entre modelos 100% elétricos e híbridos plug-in. Os 10% – ou menos – restantes permitirão as vendas de alguns poucos modelos mild hybrid (híbridos não plug-in).

Para o próximo ano, o objetivo é ter 30 a 35% menos emissão do que em 2018, em comparação com a estimativa anterior de 40%. A Volvo Cars quer avançar ainda mais, ao exigir que seus fornecedores sigam diminuindo o nível de emissão de CO2 para todos os materiais utilizados pela montadora. Na primeira metade deste ano, a redução foi de 25% na fabricação de cada carro, também considerando 2018 como referência.

“A Volvo Brasil foi uma das primeiras operações do mundo a decidir ter uma gama de produtos 100% eletrificada. Todos os modelos Volvo vendidos no país são totalmente elétricos ou híbridos plug-in. Desde o lançamento do EX30, superamos a marca de 50% das vendas de produtos 100% elétricos”, Marcelo Godoy, presidente da Volvo Cars Brasil.

 

 

 

Mais notícias

Ver tudo de IN Road