SUV premium
Volvo XC 40 se destaca e está no topo da preferência de carros elétricos
Por Jota Pompílio - Em 31/01/2023 às 11:57 AM
Jota Pompílio, editor
Recentemente, a In Road pesquisou quais são os modelos premium que a classe A está comprando nas concessionárias já que o segmento de carros de luxo continua aquecido. Nossa fonte foi a lista dos mais vendidos em 2022. E no topo, os primeiros colocados ficaram com os europeus. A sueca Volvo foi a segunda marca mais vendida em seu segmento. Isso graças ao XC40 que emplacou 1.913 unidades seguido pelo seu irmão XC60. Sim, podemos dizer que o XC40 é o modelo elétrico mais comercializado no mercado brasileiro.
Um pouco dele
“O elétrico XC40 tem duas versões. O P6 que é composto por um motor elétrico com 231 cv. Ele tem um torque menor, mas tem as mesmas funcionalidades do P8 que é composto de dois motores elétricos. Ambos têm valores diferentes. O P6, o mais vendido, é a partir de R$ 329.950,00”, explica Fydia Marcela, executiva de vendas da autorizada GNC Suécia Fortaleza, na Av. Rogaciano Leite, 1815.
Segundo a profissional, os clientes se surpreendem e muito após terem feito o test drive. “Isso em relação à dirigibilidade e, principalmente, o desempenho do XC 40 ao acelerar. A questão do torque do SUV ganha o cliente de tal forma que ele volta pra fechar negócio. Estamos falando de um modelo que faz de 0 a 100km/h em menos de cinco segundos”, destaca. Fydja destaca também que a segurança, o ecologicamente correto, a funcionalidade, a praticidade, “e por ser um carro mais discreto, conta muito na hora da compra e está fazendo a nossa diferença”.
Versão mais arisca
São 423 km de autonomia em ciclo WLTP e um banco de baterias de 69 kWh, que permitem recarga rápida. A versão top, o XC40 P8, custa R$ 399, 950.00 e possui dois motores elétricos em vez de um só. Com o segundo elemento, posicionado sobre o eixo traseiro, o SUV passa a oferecer 408 cv, 67,2 kgfm e tração integral. Faz de 0 a 100 km/h ocorre em apenas 4,9 s e a máxima sobe para 180 km/h, também eletronicamente limitados.