Volvo XC40: a tríade está completa

Por Admin - Em 11/04/2018 às 10:52 AM

Conhecido por fabricar carros super seguros, a sueca Volvo lança em Navegantes (SC) o XC40, o seu último SUV – o mais compacto da tríade. Antes, a marca havia lançado o seus irmãos: o XC90 e XC60.  Na pré-venda, segundo Luis Resende, presidente da marca no Brasil, O XC40 já vendeu mais de 1.000 unidades em todo o Brasil e segundo a expectativa da Volvo será entre os SUVs da marca o mais vendido.

De cara, o XC40 impressiona e segue a expressão pura do design escandinavo: combinando robustez com visual elegante e refinado. O exterior combina um capô longo e largos para-lamas que confirmam a presença imponente do modelo. A forte personalidade da dianteira, a exemplo do XC60 e do XC90, é expressada pelo mais avançado sistema de iluminação do segmento. Segundo a marca, o modelo já se encontra nas principais concessionárias do País. A versão mais barata é de R$ 169.950,00. A intermediária sai por R$ 169.950,00. A mais cara custa por R$ 214.950,00.

Impressões

Em termos de direção, o modelo é super estável em curvas e chega rápido onde quer que seja nas retas. Sua retomada é surpreendente. Também pudera: faz de o a 100km/h em 6,7 segundos. Em ultrapassagens emergencias, de pequeno espaço, ele te dá confiança a mais. A versão que testamos tem motor 2.0, de 190 cv, a gasolina, com câmbio automático de oito velocidades, a intermediária.

O acabamento interno possui diversos materiais de qualidade, entre eles couro, madeira e alumínio, além de bancos com design ergonômico e teto solar panorâmico. Para quem gosta de viajar, o porta-malas tem 460 litros e pode ser ampliado com o rebatimento do banco traseiro, que é tripartido. A tampa pode ter abertura elétrica com acionamento com o movimento do pé, chave, maçaneta ou interna.

O XC40 também oferece espaços para guardar cartões, que podem ser inseridos no painel, para que fiquem disponíveis e fáceis de pegar. No console central, sob o apoio de braço, há uma grande área de armazenamento com espaço para uma caixa revestida de tecido. Há ainda uma lixeira especial, que pode ser removida para o passageiro descartar facilmente o lixo. 

A seu jeito

No XC40 é possível ter o controle absoluto do veículo e se dá também por meio de diferentes modos de condução. São cinco no total, que alteram rotação para mudança de marcha, resposta do acelerador, suspensão e peso da direção: Eco: privilegia economia de combustível;Confort: prioriza suavidade nas reações do veículo;Off-road: para transitar em estradas de terra;Dynamic: para uma condução mais esportiva;Individual: customiza a configuração. 

Um veículo conectado 

Os passageiros do XC40 contam com o sistema de entretenimento e conectividade mais completo da categoria. O Sensus Connect é acessível pela tela antirreflexo sensível ao toque de 9 polegadas de LCD no painel central, que reúne praticamente todos os comandos do veículo em um único lugar. O display recebeu atualização gráfica aprimorada, tornando o uso para o motorista ainda mais natural e intuitivo. Navegação, conectividade e entretenimento estão a pouquíssimos toques. As funções também podem ser acessadas por comando de voz. Como no XC60 e XC90, a integração do smartphone está disponível com os aplicativos Apple CarPlay e Android Auto. 

Por telefone

O sistema Sensus integra o Volvo On Call. O que é isso? É um serviço de segurança, proteção e conveniência que oferece assistência 24h, auxílio de emergência e localização, em caso de roubo ou furto. Equipado em todos os modelos Volvo desde 2012 no Brasil, o Volvo On Call garante 100% dos carros recuperados, igual número para os veículos atendidos em acidente. Extremamente útil, permite ao condutor, por meio de seu aplicativo no smartphone, controlar o nível de combustível, trancar e abrir as portas, climatizar a cabine à distância, dar partida remota e enviar destinos para o sistema de navegação, por exemplo. 

O XC40 também disponibiliza como itens de série outros recursos exclusivos para o segmento, como sistema de alerta de mudança de faixa, sistema de proteção em saída de estrada, sistemas de proteção contra impactos laterais e lesões na coluna cervical. O modelo acrescenta ainda à extensa lista de equipamentos controle de cruzeiro adaptativo (ACC), no qual o motorista ajusta a velocidade e a distância a ser mantida em relação ao carro da frente e o sistema automaticamente acelera ou freia o veículo, e direção semiautônoma de até 130 km/h. Assim, o XC40 passa a se tornar o primeiro modelo a oferecer o Pilot Assist no segmento e o mais barato do Brasil dotado com essa tecnologia. O novo XC40 é produzido na fábrica de Ghent, na Bélgica,

Mais notícias

Ver tudo de IN Road