Novidade
Aeroportos de Congonhas e Santos Dumont serão os primeiros do mundo com embarque biométrico facial
Por Viviane Ferreira - Em 11/08/2022 às 12:17 PM
A ponte aérea Rio-São Paulo será a primeira do mundo com embarque biométrico facial, segundo a Infraero. A operação foi lançada nesta terça-feira(09), com a presença do ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, no Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul da capital paulista.
Ao longo do mês de agosto, o sistema biométrico será instalado aos poucos. Ainda conforme a Infraero, ele ocorrerá de forma gradual e simultânea nos aeroportos paulista e fluminense. Até o dia 25 de agosto, o sistema deve ser completamente instalado e será usado pelas empresas Gol, LATAM e Azul.
Segundo a administradora de aeroportos, a tecnologia –que promete dispensa da apresentação de cartões de embarque e de documentos físicos de identidade –será utilizada desde o check-in até o embarque de passageiros.
Os passageiros podem escolher se querem embarcar com a biometria ou da maneira convencional, apresentando os documentos e a passagem aérea.
“Congonhas e Santos Dumont são os primeiros aeroportos brasileiros a implantar de forma definitiva o embarque facial biométrico 100% digital para passageiros e tripulantes”, disse a Infraero em nota enviada à imprensa.