Ministério da Educação
Braço forte de Camilo Santana, Janaína Farias deve assumir secretaria no MEC
Por Redação IN Poder - Em 19/07/2023 às 7:37 PM
A suplente de senadora Janaína Farias (PT) deve ser nomeada para comandar uma secretaria no Ministério da Educação. O titular da Pasta, Camilo Santana, articula junto à Casa Civil a criação de um novo departamento no MEC voltado para projetos especiais, monitoramento de dados e diagnósticos, e a petista é cotada para assumi-la.
Conforme a assessoria de comunicação do MEC, o ministério já deu seguimento às tratativas junto o ministro Rui Costa – da Casa Civil – solicitando a criação da nova secretaria. A expectativa é que o decreto oficializando a nova composição saia ainda neste mês de julho, já tendo Janaína como secretária.
Segunda suplente de Camilo Santana no Senado Federal, Janaína é considerada braço forte do petista. Ela, inclusive, foi a titular do cargo de secretária especial do ex-governador ao longo dos seus dois mandados, iniciado em 2015 até abril de 2022.
Era esperado que a tomasse posse do cargo de senadora com a possível suplência de Augusta Brito, primeira suplente que está em exercício do posto. Mas com a real possibilidade de ser comandante de uma secretaria de grande importância no MEC, os planos serão adiados.