SUMMIT SENAI P&D + IMPACTO
Capacete Elmo eleito o produto mais inovador do Brasil durante evento da CNI
Por Marcelo - Em 10/03/2022 às 6:52 PM
O capacete de respiração assistida Elmo, desenvolvido por meio da parceria envolvendo a iniciativa privada, poder público e universidades, foi eleito o produto mais inovador do Brasil durante o Summit Senai P&D + Impacto, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O anúncio foi realizado nesta quinta-feira (10), em São Paulo.
Dos três projetos mais votados, entre os 25 cases de todo o Brasil, o Elmo ficou em primeiro lugar. Foram quase 25 mil votos computados em todos os estados do País. O capacete foi um dos projetos de inovação selecionados para ser apresentado no 9º Congresso de Inovação da CNI e também está em exposição no Lounge Senai.
A invenção Made in Ceará é fruto de parceria público-privada envolvendo diversas instituições. Com a liderança do presidente Ricardo Cavalcante, a FIEC, por meio do Senai Ceará, participou ativamente do projeto, chegando a criar um laboratório de testes para o equipamento na unidade do bairro Jacarecanga.
Também atuaram no projeto o Governo do Ceará, leia-se a Secretaria da Saúde (Sesa), por meio da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) e a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap); a Universidade de Fortaleza (Unifor), a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Esmaltec.
Receberam o prêmio o diretor Regional do Senai Ceará e Superintendente do Sesi Ceará, Paulo André Holanda; o superintendente de Inovação da CNI, Jefferson Gomes, e o gerente de Operações da Esmaltec, que produz o Elmo, engenheiro Rendex Ribeiro.