Campanha
Celebridades e influenciadores digitais se engajam em campanha de Dezembro Laranja da MSD Brasil
Por carol - Em 21/12/2021 às 3:34 PM
Criada em 2014 pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, a Campanha Dezembro Laranja, que faz parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, tem ganhado cada vez mais visibilidade. E de olho na conscientização e prevenção desse tipo de câncer – que de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra anualmente cerca de 185 mil novos casos e responde por 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil –, a MSD Brasil aposta na campanha “Pode ser só um sinal. Ou pode ser um sinal de algo a mais”.
Com a missão de mostrar que o câncer de pele não melanoma e melanoma oferecem potencial risco à saúde das pessoas, foram convocados nomes como a cantora Kelly Key, que recebeu o diagnóstico de câncer de pele ao tirar uma pinta e assume o papel de embaixadora da campanha; e a apresentadora Mariana Weickert, que também precisou retirar uma pinta que tinha grande possibilidade de virar um câncer. “No final de 2019 descobri um câncer de pele e fiz a retirada dele. Isso foi quando eu estava em Portugal. O resultado da biópsia atestou que era um carcinoma basocelular e pediram para tirar um pouco mais. Junto com esse um pouco mais, tirei outras pintas que suspeitavam”, afirma Kelly Key, que contou sobre esse episódio de sua vida em suas redes sociais, detalhando como foi feito o tratamento.
Mariana Weickert também tornou público que, no ano de 2019, teve que retirar uma pinta no queixo, que teria possibilidade de se tornar cancerígena. Ela fez um depoimento em suas redes sociais, mostrando o curativo no local e conscientizando sobre a importância do acompanhamento dermatológico em casos como o dela. Na época, Weickert disse que foram tiradas seis pintas após um mapeamento clínico feito pelo médico. “Se eu tivesse deixado, elas poderiam complicar, virar um câncerzinho no futuro. Então, tem que ter o acompanhamento”, disse ela, na época.
Além delas, outros influenciadores digitais foram convocados para o time da campanha. Clara Maia, Mina Winkel, Ale Pierozan, Gabriela Domingues e Bruna Olliveira vão informar sobre a doença e a importância do diagnóstico precoce como forma de prevenção.